Profundidade dos oceanos

oceanoOs oceanos representam mais de 70% de toda a superfície da Terra, cerca de 360 quilômetros quadrados de expensão. Em média, a profundidade de toda essa imensidão de água é de 4.000 metros.

 

 

 


O ponto mais fundo registrado foi de aproximadamente 11.000 metros e localiza-se no Oceano Pacífico, a Leste das Ilhas Marianas, na fronteira convergente entre as placas tectônicas do Pacífico e das Filipinas. Por incrível que pareça, pessoas chegaram a tal profundidade em 1960. Claro, com submarinos. O projeto foi financiado pela Marinha Americana, que projetou submarinos com visores do tamanho de uma moeda de um real, para poder aguentar a pressão exercida em tamanha profundidade. Infelizmente o projeto foi abandonado, pois bem nessa época o mundo estava com os olhos voltados as explorações lunares. Procurar o desconhecido em lugares tão próximos não atraia ninguém até então.

fossa_das_marianas

Felizmente, está sendo criado um robô capaz de resistir a pressão exercida a 11.000 metros de profundidade no oceano e com uma bateria que lhe permite trabalhar por 36 horas ininterruptas. O robô será capaz de desvendar o que em 1960, pelo buraquinho da fechadura do submarino, não foi possível.

trieste

Nenhum comentário:

Postar um comentário