Árvores Gigantes

Já imaginou dar de cara com uma árvore do tamanho de um prédio de 40 andares, ou outra com uma espessura que pode ser de quatro vezes o seu tamanho? Não, não são plantas ambulantes saídas do mundo do Senhor dos Anéis, são as Sequoias, as maiores árvores existentes no mundo.
Existem dois tipos de Sequoias, a Sempervires e a Gigante.



seqo

Em altura a Sempervires é campeã. Pode chegar a incríveis 115 metros de altura. A mais alta da Terra tem exatamente esse tamanho, é chamada de Hyperion. Pra quem sempre sonhou em ter sua casa na árvore, está aí a dica.


A Sequoia Gigante é a maior em volume. Alcançando facilmente os 85 metros de altura, pode ter de 5 a 8 metros de diâmetro. A árvore produz sulcos em sua base que podem chegar a ter 60 cm de grossura. Além de toda sua magnitude em altura, a Sequoia Gigante é também muito resistente, possui uma casca muito fibrosa resistente até ao fogo.

sequoiasuper sequoia.gif
A mais antiga Sequoia conhecida tem aproximadamente 4.650 anos de idade e se encontra no estado da Califórnia, EUA.
A protuberância é tamanha nas Sequoias, que há lugares onde é possível encontrar túneis escavados nessas árvores, para passagem de carros em seu interior.
sequoiadendron_giganteump244678-Three_Rivers-Tunnel_Log
Dificilmente encontraremos árvores de tamanho similar aqui no Brasil, mas alguns exemplares de Sequoias estão sendo plantadas no sul do país. O problema é que irá demorar um tempinho para vermos algo como nas fotos, alguns milênios, arrisco.

6 comentários:

  1. Show de bola!!! Queria ver essa Hyperion de perto!

    ResponderExcluir
  2. adorei!!!!sou aluna do quarto ano e estou aprendendo sobre as plantas. isso é incrivel. GIULIA. SAO JOSE DOS CAMPOS

    ResponderExcluir