As sete maravilhas do mundo antigo

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo são uma lista dos monumentos criados pela humanidade durante a Antiguidade Clássica. Dentre as maravilhas a única que continua em bom estado são as pirâmides de Quéops. Segue a lista completa


Pirâmide de Quéops (Gizé)
300px-Kheops-Pyramid
Com incriveis 150 metros de altura, a Pirâmide Quéops foi construída a 4500 anos. Durante mais de 4000 anos foi o monumento mais alto até então criado pelo homem.

Jardins suspensos da Babilônia
300px-Hanging_Gardens_of_Babylon
Um conjunto de seis montanhas artificiais feitas de barro cozido, com terraços superpostos onde foram plantadas árvores e flores, os Jardins suspensos da Babilônia é cosiderado umas das Sete Maravilhas do Mundo mesmo sem ter relatos veridicos de sua existência. O único artefato que pode ser considerado "suspeito" é um poço fora dos padrões que imagina-se ter sido usado para bombear água. A decadência da Babilônia ainda é um mistério, em suas ruínas foi erguida a cidade de Al-Hillah, a 160 quilômetros de Bagdá, a capital do Iraque.

Estátua de Zeus em Olímpia
180px-Statue_of_Zeus
Uma estátuta com 12 metros de altura construída com ouro e marfim em homenagem ao deus grego. Acredita-se que foi destruída por um terremoto em 462 d.C..

Templo de Ártemis em Éfeso
Temple_of_Artemis
Construído em 550 a.C. o tempo foi construída para a deusa grega protetora dos animais. Foi destuído por Heróstrato em 356 a.C., que acreditava que destruindo o templo de Ártemis teria seu nome espalhado por todo o mundo. Foi reconstruído em 323 a.C., ano da morte do macedônio. Em 262 d.C., ele foi novamente destruído. Hoje existe apenas um pilar da construção original em suas ruínas.

Mausoléu de Halicarnasso
Mausoleum_of_Halicarnassus
Foi o suntuoso túmulo que a rainha Artemísia II de Cária mandou construir sobre os restos mortais de seu irmão e marido. Hoje, os fragmentos desse monumento são encontrados no Museu Britânico, em Londres, e em Bodrum, na Turquia. Uma série de terremotos destruiu as colunas e derrubou a biga de pedra.

Colosso de Rodes
Rhodes0211
Foi uma gigantesca estátua do deus grego Hélios colocada na entrada marítima da ilha grega de Rodes. Tinha 30 metros de altura e setenta toneladas de bronze, de modo que qualquer barco que adentrasse a ilha passaria entre suas pernas, que possuía um pé em cada margem do canal que levava ao porto. Na sua mão direita havia um farol que guiava as embarcações à noite. O monumento ficou em pé por apenas 55 anos, um terremoto derrubou a estatua no fundo da baía. Com a chegada dos árabes, o que sobrou da estatua foi vendida como sucata.

Farol de Alexandria
national-geographic_lighthouse-of-pharos
O Farol de Alexandria foi construído a mando de Ptolomeu no ano 280 a.C. pelo arquiteto e engenheiro grego Sóstrato de Cnido. Era uma torre de mármore situada na ilha de Faros (por isso, "farol"), próxima ao porto de Alexandria, Egito, no alto da qual ardia uma chama que, através de espelhos, iluminava até 50 km de distância, daí a grande fama e imponência daquele farol. À excepção das pirâmides de Gizé, foi a que mais tempo durou entre as outras maravilhas do mundo, sendo destruída por um terremoto em 1375. Suas ruínas foram encontradas em 1994 por mergulhadores, o que depois foi confirmado por imagens de satélite.

3 comentários:

  1. Brigado por add, ja to aki.
    Parabéns e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. muito bonito, adoro ver as coisas belas do passado, uma pena que o ser humano nao preservou essas coisas lindas

    ResponderExcluir