Arroba.com

Ao ouvir a pronúncia do símbolo @ há a impressão de que se discute algo relacionado a internet. Não é por acaso. Todos que tenham uma pequena noção de computação sabem que o @ é a marca registrada do correio eletrônico. Praticamente, o símbolo é o que torna diferente uma escrita de um site da web de um email. 



O símbolo na língua inglesa tem o mesmo significado de “at” [“em” em português] e já era usado há algum tempo em máquinas de escrever, como uma maneira de diminuir a “extensa” palavra original. Em 1972, aproveitando o significado, Ray Tomlinson sugeriu o símbolo para separar usuários de provedores na inovação que ele criará – o correio eletrônico. Exemplificando:
mundocognito@gmail.commundocognito “em” gmail.com
A origem do símbolo @ é mais curiosa do que se pensa. Há datados históricos que o símbolo foi criado na Idade Média para simplificar a expressão do latim “ad”, que traduzido tem o mesmo sentido de “casa de”. A razão de simplificar a expressão não se dava por falta de vontade dos nossos antepassados e sim com uma forma de economia. Na época tinta e papel eram muito caros! Nesse período também surgiu o símbolo &, o famoso e-comercial, e uma infinidade de outros símbolos.
O nome “arroba” para o símbolo surgiu na Espanha no século XIX. Os espanhóis não conheciam a marca @ que os ingleses usavam para designar “at/em” e atribuiriam o símbolo a uma medida de peso. Como na época a arroba (1 arroba = 14,69 Kg) era comum no país se adotou o nome do mesmo.
Curiosamente o símbolo viajou o mundo e recebeu uma porção de nomes um tanto originais, por assim dizer. Na Itália a arroba é chamado de “chiocciola” [caracol], na Holanda de “apestaart” [rabo de macaco], na Suécia é conhecido como “snabel” [tromba de elefante], na Áustria de “pretzel” – um doce alemão. Vários outros países a batizaram com algo que assemelhasse a figura que o símbolo representava.
pretzelO doce alemão pretzel: os austríacos conhecem o símbolo @ com o mesmo nome do doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário