Por que os lobos uivam?

Fiquei tão animado no assunto sobre a importância da Lua que a última frase da postagem passada me fez refletir. Por que os lobos uivam em noites de Lua cheia?


Depois de muito procurar (...), descobri que a Lua não é a razão dos lobos uivarem. O animal usa esse som como meio de comunicação. O uivo serve para marcar território, afugentar predadores ou avisar a matilha sobre um lobo suspeito aos redores da floresta. Os lobos são capazes de reconhecer um ao outro apenas pelo uivo.

O lobo não é o único animal a uivar em certas ocasiões. Os cães, por serem próximos aos lobos, também uivam quando necessário. Até alguns gatos podem emitir um miado mais prolongado que pode ser equiparado ao uivo dos lobos durante a noite.

Mas o que a lua tem a ver com isso? Os mais antigos costumavam associar a lua cheia ao lobo, até folclorizavam mitos de lobisomens durante essa fase lunar. Mas a verdade é que os lobos uivam com mais frequência nesse período devido a luminosidade que a Lua exerce sobre a Terra, tornando mais propícia a caça nessas ocasiões.

2 comentários:

  1. Curioso cara, parabéns tirou mais uma de minhas dúvidas!

    ResponderExcluir
  2. Poxa ... Show, em poucas palavras me contou algo que indagava minha mente ^^, belo post cara =D

    ResponderExcluir